Image of sternblk.gif

MOÇAMBIQUE AO VIVO


Agora, e enquanto me deixarem, encontra aqui em vídeo, actualidades, reportagens, documentários, enfim Moçambique apresentado de uma outra forma, para ver e ouvir.


O ÚLTIMO REINO DOS ELEFANTES


Image of capaele2.jpg Image of luangwa.jpg


O ÚLTIMO REINO DOS ELEFANTES

Narrador: Andrew Sachs

20000 elefantes vivem em Luangwa Valley na Zâmbia, a maior concentração destes majestosos animais no continente africano. É igualmente um dos poucos lugares onde ainda existem animais selvagens em grande número e variedade. Luangwa Valley é um local com um clima muito próprio - chuvas massivas e inundações, seguidas de longos períodos de seca e morte.
Os elefantes, tal como os hipopótamos, os rinocerontes, os crocodilos e outros, tiveram de se adaptar a estas severas mudanças de clima. As crias nascem durante a época das chuvas quando há comida e água em abundância.
"O Último Reino dos Elefantes" revela-nos a dramática realidade de uma África que está a desaparecer quase diariamente.
Filmado em 1978 - Duração 52m -Dobrado em Português  



Nota: O Rio Luangwa faz fronteira entre Moçambique e a Zambia, desaguando no Rio Zambeze, no Zumbo. Em 1963/64 tive a oportunidade de o percorrer até cerca de 100Km. da foz. Tive pois a felicidade de assistir a cenas semelhantes a estas e de me banhar naquelas águas. Por isso o reparto com quantos, querendo ou não, não conhecem esta face de África, ou simplesmente para a recordar.
Gorongoza, Mapai, Sul do Save, Niassa, Maputo, por exemplo.
A imagem não será a melhor, por condicionalismos óbvios, mas dá para ver.
                                                        Fernando Gil


O Rio Luangwa, Portugal e Moçambique
Um pouco de história


AQUI EM WINDOWS MEDIA PLAYER



Image of eth-hm.gif